1117--620x0-1

A pele negra precisa de cuidados específicos para se manter bonita e saudável. Por ter a tez escura, muita gente acaba deixando de canto alguns cuidados básicos, como hidratar e proteger do sol. Mas será que essa é a opção correta?

Ao Blog Herdeira da Beleza, Katleen Conceição deu cinco dicas que merecem zelo. Nacionalmente conhecida por ser uma das poucas referências em pele negra, Katleen é dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologista do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Laser.

Também já esteve à frente dos Ambulatórios de Dermatologia da Pele Negra do Hospital Federal de Bonsucesso e da Santa Casa de Misericórdia, ambos no Rio de Janeiro. Ela já apareceu aqui em uma lista que blogueiras negras para seguir.

00abfa67

1 – Filtro Solar.
Pessoas negras tem mais melanina, substância responsável por pigmentar e proteger a pele contra o sol. E aqui já nasce o primeiro mito. Muita gente acha que não precisa usar filtro solar, o que segundo Katleen é um erro. A dermato aconselha filtro solar com FPS 30. “O filtro com cor é indicado para evitar manchas pois ele bloqueia a luz visível”, conta.      

2 – Como evitar manchas na pele.
E justamente pela quantidade de melanina que a pele negra mancha mais fácil que a pele branca. Ela diz que tem que reaplicar o filtro solar de três em três horas para garantir a proteção. Como é uma coisa que nem todo mundo faz, por não se lembrar ou por estar com maquiagem, fica a minha dica dos filtros em spray porque facilita na aplicação.

3 – Esfoliar a pele evitar foliculite.
O pelo na pele negra costuma ser mais grosso e ter dificuldade para nascer, o que segundo Katleen pode ocasionar foliculite (inflamação do folículo capilar). “O esfoliante auxilia para melhora da foliculite, porém o melhor método é um laser de depilação”, recomenda.

4 – Hidrate sua pele.
A pele negra tende a ser seca no corpo e oleosa no rosto. No corpo, a tez é mais seca pois possui menor quantidade de lipídios, o que não ocorre no rosto. Por isso, a hidratação nessas áreas precisam ser diferentes. 
Ela alerta que banhos muito quentes e sabonetes em barra não ajudam as peles secas. Para hidratar, use cremes densos que contenham óleo de amêndoa, ureia, óleo de algodão ou manteiga de karité.

5 – Removendo cravos.
Existem vários tratamentos para melhora dos cravos na pele negra. Katleen indica lasers fracionados não ablativos que melhoram as manchas provocadas pela acne.