screen-shot-2016-09-19-at-8-20-27-am-1022x1024

As semanas de moda do hemisfério norte estão a todo vapor e cada vez mais eu tenho visto modelos negras na passarela. Pode ser apenas uma impressão minha, porque eu não estou nos desfiles afinal de contas, mas a sensação que eu tenho é que se divulga mais nossa beleza. Mas como os criadores estão maquiando a pele negra?

Pat McGrath (maquiadora negra que assina a beleza de vários backstages e tapetes vermelho mundo a fora) foi responsável pela forte boca com glitter de DKNY, na semana de moda de Nova York. Conforme as modelos iam entrando, elas apareciam com mais glitter.

dkny2

Pat também assinou a tradicional beleza de Dolce & Gabbana, em Milão: olhos neutros e boca vermelho veludo cortina de teatro. Decidi incluir essa maquiagem no post porque o pessoal esqueceu o batom vermelho desde que garraram gosto pelos roxos, marrons e vinhos ou é impressão minha?

Dolce&Gabbana SS17 Women's Fashion Show. #DGTropicoItaliano #DGSS17

A photo posted by Dolce & Gabbana (@dolcegabbana) on

A boca vermelha também apareceu em algumas modelos de Mary Katrantzou, em Londres. A maquiadora Lynsey Alexander que esteve por trás da criação. Estão percebendo os cabelos naturais? Estou gostando de ver!

01-beauty-looks-we-love-from-london

As sombras laranja e lilás apareceram no desfile de Jill Stuart, em Nova York. Por falar nisso, eu acho que sombra laranja casa muito bem com pele negra e ela já apareceu e tutoriais de maquiagem no canal, lembra?

jill-stuart

Também em Nova York, nuances de vermelho e rosa (primeira foto) bem anos 80 nos olhos na passarela de Marc Jacobs. Inclusive queria dar meu pitaco na quantidade de modelo branca usando dreads nesse desfile. Achei que a marca perdeu uma ótima oportunidade de contratar muitas, mas muitas modelos negras para o casting.

f016b1d3dce33548bd7e08ebc949d608

Agora sobre a cor da base. Geralmente são grandes marcas que fecham o backstage dos desfiles e, pelas fotos que eu observo, não vejo ninguém acinzentado. Também, é tão pouca, mas tão pouca base que os maquiadores usam que a impressão que eu tenho é que as modelos estão de pele nua.

Para quem quiser ter mais informação de moda e se sente incomodado com a presença majoritariamente branca na passarela, aqui, aqui e aqui tem uma lista com todas as modelos negras que desfilaram no NYFW desse ano.