maquiagem-para-pele-negra3

Às vezes é preciso maquiar muitas horas antes do evento ou permanecer bastante tempo com a maquiagem no lugar. E nesse calor então, aí é que tudo precisa segurar! Confira as dicas para permanecer com o make até o final da festa. 

Limpeza e hidratação

Já sabemos que a pele negra é mais oleosa e, portanto, merece uma atenção especial na hora da limpeza e hidratação. E essa é a primeira dica: mantenha sua pele limpa e hidratada para que a produção de sebo não fique desregulada. Katleen Conceição, a única dermatologista especialista em pele negra do Brasil, já nos orientou como hidratar corretamente a cútis. Com a oleosidade controlada, talvez você fique contente com o aspecto de maquiagem recém-feita.

Mas a dica de hidratação também serve para quem tem pele seca. Sabe quando a maquiagem começa a marcar cada linha de expressão ou acumular nos poros? Tudo isso pode ser resolvido com um creme específico para esse tipo de pele.

Primer 

Com um bom primer, eu garanto que sua maquiagem vai durar muito mais. Obviamente que quem sua muito, vai continuar suando do mesmo jeito. Maquiagem nenhuma controla suor. O que o primer faz é não deixar que sua maquiagem vá embora com as gotículas de água. Suou demais? Pegue um guardanapo e pressione contra a pele para secar. Nada de ficar esfregando na pele senão a maquiagem sai.

Base

Eu sou do time que menos é mais. Se tem menos maquiagem no rosto, menos vai ter pra desmanchar. Descorda? Experimenta fazer camadas e mais camadas de base e sair nesse calor, depois me conta.

Algumas bases são mais resistentes do que outras, sim, e a dica é procurar informações na embalagem que registrem isso. Procure pelas linhas “long lasting”, “longwear”, “longa duração”, “24/7”, “24 horas”.

Corretivo 

Chegamos em uma zona delicada do rosto, a região dos olhos. Faça frio ou calor, o corretivo sempre acumula, né? Depende. Se você selar com um bom pó, talvez isso não aconteça. O truque é aplicar o pó com uma esponjinha umedecida com água ou, melhor ainda, com um fixador de maquiagem líquido, tipo o fix+.

E não é qualquer pó. Já rolou vídeo aqui explicando a diferença entre eles e qual aplicar em casa zona do rosto.

Lápis, rímel e sombra 

Rímel é fácil. Ou o produto é resistente ou não. Na dúvida, busque pelos a prova d’água. Sombra também não tem segredo. Vai fazer aquele olho esfumado? Tenha certeza que você usou um bom primer para que não acumule produto nas dobrinhas do olho. E se o lápis costuma derreter, aqui vão duas dicas: antes de aplicar, seque a linha d’água com um cotonete e depois sele com sombra.

Batom 

Contorne o lábio inteiro com lápis de boca e pressione um lábio contra o outro com bastante força pra cor penetrar bem. Só então aplique o batom. Lápis e batom não precisam ser da mesma cor. Com essas duas camadas, você terá lábios coloridos o tempo todo.