Com maior incidência de raios solares, o calor aumenta e a pele pede arrego no verão. Suor excessivo, glândulas produzindo mais sebo e até o surgimento de espinhas oportunistas. Já tratamos aqui como fazer a maquiagem durar mais no calor, algumas delas materializadas no vídeo de favoritos de 2016. Confira agora os melhores produtos pra curtir o verão. 

Sem nenhuma surpresa, o filtro solar deve ser a primeira indicação da lista. A única dermatologista especialista em pele negra do Brasil, Katleen Conceição, já falou aqui que pele negra precisa usar, sim, protetor solar. Como no calor a pele tende a ficar mais oleosa, o filtro solar que eu indico é o Perfect Face Milk, da Bioré.

Ele é bem fluido, seca super rápido e precisa estar com a pele bem hidratada antes de usar. É também resistente a água e segura a oleosidade como nenhum outro que eu testei. Desde de que comecei a usar, há anos atrás, não consigo mais trocar de protetor! Vende na Loja Herdeira da Beleza.

Tá achando que proteger a pele do sol é frescura? O Instituto Nacional do Câncer esperou registrar, infelizmente, 180 mil novos casos de câncer de pele em nosso país em 2016.

Mas isso não significa ficar longe do sol. Para a Academia Americana de Dermatologia, mesmo que a exposição ao sol seja o principal risco de desenvolver câncer de pele, foi divulgada uma lista com sete dicas para driblar os efeitos do sol. E se ainda quiser pegar um bronze, a minha sugestão é pelo Bronzeador Sundown Gold, da Sundown.

Não tem aquele cheiro forte, como os outros produtos da marca, mas tem um aroma de praia, sim. Ele é uma loção com baixa proteção solar, FPS 6, e por isso eu aconselho que se passe por cima de um protetor mais alto. Depois de alguns dias de uso, a pele fica com uma tonalidade dourada incrível.

Com relação a limpeza da pele, ponto para o Liquid Facial Soap Oily Skin, da Clinique. Ele é um sabonete facial apropriado pra quem tem pele mista a oleosa. Eu ousaria a indicar ele pra quem tem pele sensível também. Ele limpa profundamente e deixa aquela sensação de pele geladinha, sabe?

Logo em seguida, recomendo hidratar com o Dramatically Different Moisturizing Gel, ou simplesmente o amarelinho da Clinique. A textura em gel de sua fórmula faz com que a pele absorva rapidamente. O que eu mais gosto nele é que minha pele fica sequinha por mais tempo, dá pra acreditar? Assim como o sabonete, ele tem duas versões: um pra pele seca e outro pra pele oleosa. O que eu recomendo é o para pele oleosa.

E para hidratar o corpo (não tem jeito, minha pele do corpo é muito seca em qualquer estação), os créditos vão para o Beurre de Karité e Huile de Sésame, da The Body Shop. É um bálsamo corporal de manteiga de karité e óleo de gergelim, perfeitos para a hidratação da pele negra. A razão pela qual eu indico é a textura em gel ultra leve. Seca rapidinho e não deixa a pele melecada. Sem falar do cheiro que é uma delícia.

Confira imagens dos produtos na galeria: