Já reparou a quantidade de sombra com textura diferente no mercado? A tecnologia tem contribuído bem quando o assunto é maquiagem. Conheça as diferentes texturas e veja qual é a melhor pra você.

Primeiro é importante explicar a diferente entre textura e acabamento. Textura é aquilo que se sente de alguma forma. Acabamento é aquilo que se vê. As informações a seguir dizem respeito da textura, ou seja, pode parecer estranho eu descrever em palavras, mas espero que eu me faça entender.

Gel

Fáceis de esfumar, zero esfarelamento e alta pigmentação. Essa textura caiu no gosto dos amantes de maquiagem com a paleta Artist Shadow, da Make Up For Ever. Viu que ela apareceu no vídeo de favoritos de 2016? As sombras misturam pigmentos ultrafinos com uma fórmula a base de gel. A sensação é de tocar em uma sombra muito macia.

Esponjosa

Não é tão seca como uma sombra em pó, mas também não chega a ser pastosa como uma sombra em creme. Essa textura une a facilidade da sombra comum com a carícia da sombra cremosa, criando um híbrido que desliza sem esforço nenhum. A sensação é de de pegar em uma esponja molhada.

Toda e qualquer sombra pode ser aplicada com os dedos, mas essas, por terem o toque confortável, deixa o manejo muito flexível. Recomendo, inclusive, pra quem não tem muita prática ou quem tem pouco tempo pra se maquiar.

Assada

Sim, são sombras assadas. Elas são levadas ao forno para melhorar as propriedades de cor, e por isso mesmo, podem ser usadas secas, para um resultado delicado, ou molhadas, para um acabamento intenso.

A sensação é de tocar em uma sombra mais seca do que o convencional. Não são as minhas favoritas para esfumar, mas tem lugar garantido na minha maleta pra maquiar cliente de pele madura. A sua tecnologia não marca as linhas da pálpebra, deixando, assim, um aspecto mais jovial.

Gliterinada

Que algumas sombras têm pequenas partículas de brilho, não é novidade. Mas e quando elas são verdadeiros glitters prensados? Essas, sim, merecem a nossa atenção porque combinam o efeito do glitter com a simplicidade uma sombra comum. É o caso das Moondust, da Urban Decay. Elas podem ser usadas sozinhas ou por cima de outra. A sensação é de pegar em uma sombra amanteigada.

Aveludada

Pode rotular quantas quiserem. Até hoje, as únicas que entregaram realmente esse efeito foram as Spellbinder Shadows, da MAC (primeira foto). A sensação é de pegar em um retalho de veludo! O pigmento solto foi magnetizado no ímã presente na embalagem, assim não há esfarelamento. Elas chegaram nas lojas brasileiras no início do mês passado.